Skip navigation

submarino alemão

Estou trabalhando num documentário chamado “O retorno do submarino alemão”. O documentário é um projeto do meu amigo Rubens e vai abordar os naufrágios de navios brasileiros na costa de Sergipe durante a segunda guerra mundial.

No ano de 1942, três navios brasileiros foram afundados por submarinos alemães na costa de Sergipe, causando a morte de mais de 600 pessoas. Estes foram os naufrágios que causaram o maior número de mortes de brasileiros durante a guerra e também gerou um sentimento de revolta na população contra os países do eixo e contra o governo Vargas, que até então se mantinha neutro em relação à guerra.

A proposta do documentário não é apenas resgatar esse fato histórico, mas principalmente trabalhar com a memória daqueles que viveram de perto os acontecimentos. Para isso, iremos entrevistar pessoas dos povoados de Areia Branca e do Mosqueiro [localizados ao sul de Aracaju, próximo do local onde muitos corpos e destroços dos navios foram encontrados] resgatando as lembranças que eles têm dos naufrágios.

Além disso, o Making of do vídeo será feito por jovens do povoado de Areia Branca. Fizemos algumas oficinas de vídeo na escola do povoado e já temos sete jovens para participar da produção do Making of. Minha função é, inclusive, coordenar essa galera durante os dias de filmagem e na edição do making of.

Eu e Rubens já estamos há alguns meses realizando exibições de filmes na escola do povoado. Exibimos longas e curta-metragens nacionais e também dois vídeos que nós filmamos no próprio povoado. O primeiro é sobre o grupo de samba de coco de Areia Branca e a festa que eles realizam anualmente no povoado. Sobre o segundo vídeo, falarei em um post futuro.

As filmagens do documentário começam no próximo sábado e vão até o final de fevereiro.

About these ads

  1. como visualizo arquivos ogg?

  2. instale o VLC http://www.videolan.org/vlc – um ótimo player de vídeo – ou instale os codecs de ogg para windows media player http://pt.wikipedia.org/wiki/Ajuda:Como_tocar_arquivos_Ogg

  3. estou começando pesquisas sobre o assunto pois desejo escrever um livro sobre o mesmo ou um roteiro para teatro ou cinema. podemos entrar em contato?

  4. Olá, Cristiano!

    o documentário será lançado nas próximas semanas e será disponibilizado para download aqui no blog.

  5. Até hoje repercute em nosso meio de que submarino alemão afundou navios brasileiros durante a segunda guerra. Duas coisas a serem consideradas: 1)Vargas não queria que o Brasil entrasse na guerra. O americano forçou, afundando os nossos navios atribuindo aos U-Boat alemães. 2)Os arquivos nazistas estão sendo abertos aos pesquisadores e até, agora nada acharam sôbre essa missão dos alemães no Brasil.

  6. bom acho que e muito interesante
    mas cade o vide o documentario
    coloca no site acho isso muito interesante
    porem nos jovens temos que saber o passado brigado….

  7. Tenho interesse no assunto “u boats”
    Um ex-pracinha me contou que havia boatos no início da II guerra que submarinos alemães entravam no rio são francisco para abastecer.
    Será que entraram também no vaza barris?
    Caso levante algo nas entrevistas peço entrar em contato

    bom trabalho

    Vasconcelos


One Trackback/Pingback

  1. [...] sábado passado, aconteceu o primeiro dia de gravação do documentário “O retorno do submarino alemão”. Essa é a primeira vez que trabalho num vídeo com uma produção mais [...]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: