Skip navigation

Um amigo comprou um macbook há poucos meses e me pediu para instalar uma distribuição GNU/Linux. Pesquisei bastante e descrevo aqui a forma como eu consegui fazer a instalação.

Um dos tutoriais que eu li recomendava a atualização do MacOS e do firmware do computador, então a primeira coisa que fiz foi isso.

Depois veio a parte que me tomou mais tempo. Muitos tutoriais recomendavam que o redimensionamento da partição do MacOs fosse feito com o Bootcamp, um software desenvolvido pela Apple. No entanto, a Apple não mais libera gratuitamente o Bootcamp. Tentei baixar o Bootcamp de outros sites, mas não funcionou.

Assim, acabei descobrindo que o redimensionamento pode ser feito facilmente pela linha de comando com o Diskutil. Usei o seguinte comando (como usuário root, no próprio MacOs):

diskutil resizeVolume disk0s2 100G

onde, “disk0s2” é a partição que você deseja redimensionar e “100G” é o tamanho desejado para a partição. Após isso, reinicie o computador e confira se o redimensionamento foi bem sucedido. Depois utilizei o comando:

diskutil disableJournal disk0s2

o qual, serve para desabilitar o “journaling” na partição e assim possibilitar que o sistema GNU/Linux que você vai instalar possa escrever na partição em que o MacOs está instalado.

O passo seguinte é instalar o refit, um software livre que vai ser utilizado para escolher o sistema operacional a ser inicializado quando o macbook for ligado.

Depois disso, coloque o CD/DVD da distribuição GNU/Linux que você quer instalar e reinicie o computador. Segure a tecla “c” para que o computador dê boot pelo CD/DVD.

Instale a distribuição no espaço em disco que ficou livre após o redimensionamento da partição do MacOs. Esse processo de instalação é idêntico ao que fazemos em qualquer pc. Após o final da instalação, quando o computador for reiniciado, aparecerá o menu do refit solicitando a escolha do sistema a ser inicializado. No meu caso, eu instalei o Ubuntu Feisty 7.04 (em casa eu uso Slackware 12!)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: