Skip navigation

Ontem a prefeitura de Aracaju inaugurou o viaduto do DIA, uma obra de mais de 14 milhões de reais feita com o intuito de melhorar o trânsito na região do DIA, que é onde se cruzam algumas das principais avenidas da cidade.

O trânsito ali realmente era ruim, porém, segundo dados da Infonet, 1200 novos carros entram nas ruas de Aracaju todo mês. Ou seja, o viaduto só faz adiar o problema de deslocamento da cidade, visto que, com essa taxa de crescimento no número de veiculos, em alguns anos, o trânsito lá vai se tornar engarrafado de novo.

A única alternativa para o trânsito das grandes cidades é investir em transporte público de qualidade, que permita o deslocamento com conforto, rapidez e segurança e não faça as pessoas dependerem de um carro particular. Além disso, as bicicletas podem ser um complemento importante ao transporte público, principalmente em trajetos menores. Porém, infelizmente, a política de transporte da grande maioria das cidades brasileiras é voltada exclusivamente para os automóveis particulares…

Hoje passei pela primeira vez pelo viaduto e, como os outros passageiros, fiquei surpreso com a determinação de que os ônibus não podem passar pelas alças do viaduto, as quais permitem que os veículos desçam ou subam de uma avenida para outra. Segundo o site da prefeitura, essa determinação visa “melhorar o escoamento do tráfego”.

Ou seja, os 14 milhões de reais visa apenas “melhorar” o trânsito para quem tem seu próprio carro. Quem anda de ônibus vai perder mais tempo com os novos trajetos (veja o mapa), simplesmente porque as alças do viaduto foram feitas apenas para o uso dos carros particulares.

Assisti um vídeo muito bom sobre a questão do transporte nas grande cidades, chama-se “A sociedade do automóvel” e está disponível na página: http://pirex.com.br/sociedade-do-automovel/ .

2 Comments

  1. Poxa, que legal.
    Adorei a matéria. Ainda não fui lá ver, mas meu irmão saiu de casa e depois de 40 minutos ligou pra dizer que tinha acabado de chegar ao D.I.A.. Ele deveria ter levado apenas 20.

    Legal eu ter achado um blog legal feito em aracaju!

    http://www.quetal.wordpress.com
    Esse é o meu \o/

  2. Ei Wille! Primeiro, obrigada pela visita, e fico contente por saber que você gostou do meu blog. Me senti bem por aqui tbm🙂

    Sobre seu post: isso me fez lembrar o que tem acontecido em minha cidade (Contagem, regiao metropolitana de BH).. A dona prefeita maluca aqui resolveu fazer uma grande reforma pra melhorar o transito, porem ela está esquecendo o pedestre e deixando de lado a segurança deles. A petista tirou todas passarelas de uma avenida hiper-movimentada aqui, e botos de um possível viaduto tbm rolam… Ah, transito no Brasil já é um caso perdido, sei nao…rs


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: