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Fiz a apresentação oral da minha monografia na última segunda-feira, dia 07/04. Gostei bastante do resultado, acho que consegui atingir grande parte dos objetivos e o debate com os professores que fizeram parte da banca de avaliação foi bem rico e produtivo. A banca avaliou positivamente meu trabalho e fiquei feliz pelo fato dele já está gerando frutos na universidade, já que o professor que ministra a disciplina “Computação Gráfica” no curso de ciência de computação da UFS disse que irá utilizar o Blender nas próximas turmas da disciplina!

O título da monografia é “Software livre, bazar e computação gráfica: o caso do Blender“. E o objetivo geral da pesquisa foi analisar quais os recursos oferecidos pelo Blender, em relação à produção de animações 3D, e também analisar os fatores que influenciaram o processo de desenvolvimento do software.

Pretendo, em breve, postar aqui no blog alguns resultados que eu obtive com a pesquisa. Mas, quem quiser, já pode baixar o PDF com o texto completo da monografia. Comentários são bem vindos.

5 Comments

  1. Ae wille, mandou muito bem, parabéns cara! =D

  2. Agora sim, um post entendível aos reles mortais!!

    Mas bacana que sua monografia vai ser útil, a maioria são arquivadas =/

    xeru =]

  3. Ola,

    Gostaria de usar este espaço para noticiar sobre o curso de Blender disponível no Rio, Tijuca.

    Eis a mensagem:

    Curso de Blender (Turma ou individual) no CAAPRJ

    Centro de aplicação e aprendizado – Rio de Janeiro

    O curso abrange aspectos da modelagem e da animação 3D com auxilio da linguagem Python utilizando o programa Blender 2.49 com uma didática simples para todos os públicos.

    São 5 módulos que podem ser tratados em turmas ou em aulas particulares para trabalhos universitários, curso de ciência da computação, publicidade e etc.

    Professor:

    Rafael Junqueira – Graduando de Ciência da Computação, com 2 anos de experiência com a ferramenta com participação no Anima Mundi 2007 e Anima Serra (pre-seleção) com inumeros trabalhos variando entre material publicitário, educação ambiental e maquetes digitais.

    Grade curricular.

    Conhecendo o Blender (Computação gráfica)
    Conhecendo a interface (Recursos do Blender)
    Conhecendo os aspectos de animação (Movimento simples ao rigg)
    Conhecendo os aspectos de modelagem (Da tabela de cor a modelagem inorgânica [foco: terrenos])
    Criando um projeto (Trabalho de conclusão)
    Inovação.

    Turmas pequenas (de até 6 alunos)
    Atendimento á domicílio ou na empresa
    Metodologia do curso.

    O curso é voltado para qualquer pessoa que queira aprender Blender, seja alguém da área de computação, ou fora dela. Adotando um método de 30% de teoria com 70% de prática com ensinamentos simples do jargão computacional.

    Requisitos do aluno.

    Informática básica
    Sistema operacional Xp e Vista

    Entre em contato com a CAAPRJ.

    Fones/Fax: (21) 2268 – 2224 / (21) 2208 – 6063
    (21) 4104 – 0631 / (21) 4104 – 0632

    Como chegar?
    http://www.caaprj.com.br/localizacao.html

  4. Gostei muito da sua monografia, Parabéns.
    Estou desenvolvendo a minha monografia também por meio do blender e estou amando, realmente é um tema novo e que necessita ser cada vez mais explorado. Parabéns, a sua ficou maravilhosa. Um abraço!

    • Obrigado, Jusara

      quando terminar a sua, me avise que tenho interesse em ler.

      abraços,

      Em Seg, Setembro 6, 2010 19:46,


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