Skip navigation

Ontem, eu e meu amigo Marcus fizemos uma visita à ocupação do Hotel Brisamar, onde desde o dia 1º de maio mais de duzentas famílias estão vivendo e reivindicando o direito à moradia. Depois da visita, produzimos fotos e um texto, os quais publicamos no site do Centro de Mídia Independente.

O Hotel seria um empreendimento de luxo, numa das áreas mais nobres da orla de Aracaju, porém as obras estão paradas há mais de vinte anos. Algumas pessoas dizem que o dinheiro do financiamento da extinta SUDENE foi desviado pelo proprietário do Hotel, já a imprensa afirma que a obra não chegou a receber o apoio prometido pela SUDENE. De toda forma, o fato é que o local estava abandonado, e agora serve de moradia para pessoas que não possuem casa própria, nem podem pagar um aluguel.

Talvez esse tenha sido o meu contato mais marcante com um movimento social… ver pessoas morando num local quase sem nenhuma infra-estrutura… apenas duas torneiras de água abastecem todo o prédio. A cozinha tem que ser improvisada em cada quarto, ao lado do colchão. Por todo o prédio, várias poças d’água provocadas pela chuva e pelas infiltrações (inclusive nos quartos) já que o teto do hotel não possui cobertura.

O mais triste é ver crianças tendo que morar nesse ambiente… durante o tempo que estive lá, uma nova família estava chegando com a mudança e presenciei a alegria de uma menina com o novo lugar em que iria morar (provavelmente morava em um local ainda pior)… na saída, vi algumas crianças se divertindo matando os cupins que saíam de umas toras de madeira no térreo. Muitas delas não podem mais freqüentar a escola, pois vieram de bairros distantes e os pais não têm condições de pagar o transporte.

Escrevendo esse parágrafo, me lembrei de uma frase: “Esta noite milhões de crianças no mundo vão dormir nas ruas. Nenhuma delas é cubana”, diz um cartaz em Havana.

Obs.: A foto acima é de uma das casas ao lado do hotel.

One Comment

  1. wille…adorei esse post!!
    A maneira como vc falou disso, da sua experiência ali…e essa foto bem impactante de uma casa de luxo ao lado de tanta pobreza!
    bjãooo,parabéns a vc e a marquinhos pela matéria!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: