Skip navigation

Resolvi me inscrever no concurso público da UFRB (Univ. Federal do Recôncavo Baiano) no último dia de inscrições… fiquei sabendo do concurso por acaso, enquanto navegava pelo site de um jornal baiano. Já havia pensado bastante em fazer concurso público, mas não me animava para trabalhar em cargos administrativos, nem achava que teria tempo pra estudar o suficiente para passar.

Daí, olhei o edital no site da universidade e vi que tinha UMA vaga para comunicação social, no cargo de “diretor de programa”, pra atuar auxiliando as atividades do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB. Sem pensar muito, fiz a inscrição e me animei em estudar pro concurso.

Estudei até que bastante e foi legal relembrar os tempos de colégio. No dia 1º de junho fui fazer a prova em Salvador. Fui e voltei no mesmo dia, porque no dia anterior consegui chegar atrasado na rodoviária e perder o ônibus e a passagem que eu tinha comprado! Passei o dia todo me xingando pelo vacilo…

Mesmo com o prejuízo, a viagem pra Salvador valeu a pena! A prova tava fácil, o que me deu boas esperanças, revi a Baía de Todos os Santos, fui à praia da Barra com Pâmela, reencontrei alguns parentes, comprei fitinhas do Senhor do Bonfim para presentear umas/uns amigas/os que adoram tirar onda com os baianos…

Hoje saiu o resultado da primeira fase do concurso: fui um dos dois selecionados para a segunda fase, que é a prova de títulos. Com isso, muitas dúvidas invadiram minha cabeça: será que é isso que eu quero mesmo pra minha vida? As coisas têm dado certo aqui em Sergipe, posso viver bem com pouco dinheiro, muitas oportunidades de trabalho têm aparecido, fiz vários/as amigos/as, me sinto seguro aqui.

Além disso, e contraditoriamente, a idéia de me fixar em um local não entra na minha cabeça. O que geralmente é mais valorizado num concurso público é o fato de ser um emprego pra vida toda… mas tenho quase certeza de que não quero passar a vida inteira, no mesmo lugar, fazendo as mesmas coisas. Quem sabe depois que eu tiver uns 30 anos de vida, eu decida me fixar em algum lugar…

De qualquer forma, semana que vem vou à Salvador levar os documentos para a prova de títulos. Não é certo que eu consiga passar, mas, se eu conseguir, pode ser boa a experiência de voltar a morar na Bahia. E é bom lembrar que dá pra fazer outras coisas fora do horário de trabalho e que, a qualquer hora, eu posso abandoná-lo e arranjar outra forma de levar a vida!

2 Comments

  1. Wille!
    Quanto tempo minino!
    To te linkando, tranquilo?

    =*

  2. Cara eu tenho a mesma duvda voltar pra sp ou continuar com minha vida cretina no interior rs..

    por enquanto vou ficando por aqui mesmo rs…


Deixe uma resposta

