Skip navigation

Category Archives: blog

Já tô postando no blog novo: http://wille.blog.br.

Ainda não tá 100% pronto, mas resolvi começar a usar logo e depois ir ajeitando o que resta.

O feed RSS passa a ser http://wille.blog.br/feed/

Ontem foi o BlogDay 2008, um dia em que os blogueiros de todo o mundo foram incentivados a fazer um post indicando 5 blogs para seus leitores. Como ontem eu não estava disposto a postar, resolvi fazer minhas indicações hoje. Então aí vai:

1. Morando Sozinho – histórias de quem mora sozinho… conheci há alguns meses e me divirto bastante lendo os posts. Além de ser muito engraçado, tem algumas dicas interessantes para quem mora só.

2. Liquuid – blog nerd do Liquuid. É uma boa referência de tecnologia pra mim (só não concordo quando o assunto é produtos Apple… rsrsrs)

3. Blog do Tas – Marcelo Tas, um cara que esteve por trás de muitas das melhores coisas já feitas na TV brasileira, fala de diversos assuntos, como política e mídia.

4. Coleção – Blog literário da minha amiga Marla. Ela já teve outros blogs mais ativos e agora toca o Coleção.

5. Folhas políticas – blog lançado recentemente pelo meu amigo Marcus Mota: política de um ponto de vista libertário.

Nesta semana, este blog bateu duas vezes o recorde de visitas diárias. Fui olhar as estatísticas e percebi que o post sobre o Dia de Ação Global do FSM 2008 estava recebendo muitos acessos. Não entendi porque um post sobre um evento realizado em janeiro estava sendo tão procurado, então busquei no google e vi que meu blog está entre os três primeiros resultados para o termo “ação global 2008”. Além disso, nesse fim de semana, a Globo vai fingir que faz bem pro Brasil e realizar mais uma edição da tal ação global… ou seja: pessoas que estão em busca de informações sobre a ação global da Rede Globo estão sendo direcionadas para a ação global do Fórum Social Mundial!!! Entre os primeiros resultados do google, a maioria são sobre o Fórum Social Mundial.

Este fato é um belo exemplo da interferência das novas formas de comunicação sobre a grande mídia. Na internet, a ação global do FSM tem mais destaque do que a da Rede Bobo!

Hoje fui olhar as estatísticas de acesso do blog e vi que grande parte dos visitantes acessavam o blog a partir de um link nessa página: http://remixtures.com/2006/10/liberte-a-sua-musica/

Nesse link tem um post sobre uma entrevista minha sobre cultura livre e publicação de músicas sobre licenças livres. Essa entrevista foi feita ano passado, na casa do Ronaldo Eli. Eu, o Ronaldo e o Levy (vocalista da banda Reação, uma banda de reggae de Sergipe) estávamos experimentando fazer um podcast, aí resolvemos gravar alguma coisa pra editar no Audacity e publicar na internet.

É bom ver o potencial da internet ser aproveitado para divulgar idéias e nossa própria mídia. Blogs linkando outros blogs linkando galerias de fotos, podcasts, links… e assim a gente vai criando nossas redes e divulgando nosso conteúdo. Isso é o que eu vejo de melhor na internet. Pra terminar deixo o link de um texto do fundador da Eletronic Frontier Foundation, uma organização que defende “a liberdade no mundo digital”.

Declaração de Independência no Ciberespaço